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f68 1,Prepare-se para Aventuras Épicas na Arena de Jogos de Cartas da Hostess, Onde Cada Jogo É Uma Batalha de Estratégia, Coragem e Habilidade..Em 1917 parte para França – integrado no Corpo Expedicionário Português que combatia na 1ª Guerra Mundial –, onde irá realizar um conjunto de obras tematicamente ligadas à guerra. Regressa em 1918 para prolongar as explorações pictóricas desses últimos anos, tão formalmente intensas e avançadas para a época quanto pouco numerosas e discretas em termos de escala (nas palavras de José Luís Porfírio, uma "''pintura que quase não chegou a existir''" ). Limitando-se sempre aos formatos reduzidos, estes trabalhos são a sua contribuição mais importante para uma via expressionista. Cristiano Cruz conjuga a energia da cor e dos contornos negros com a exploração textural do próprio suporte para tratar uma multiplicidade de temas, do autorretrato, atento aos estados psicológicos, à tragédia e angústia da guerra ou ao dia a dia da cidade (veja-se por exemplo, sem título – Senhoras à mesa, c. 1919).,Nos primeiros dias de janeiro de 1936, "Miranda" e "Elza" foram presos em sua residência, na Avenida Paulo de Frontin, 606, Apto 11, no Rio de Janeiro por ocasião da Intentona Comunista. Mantidos separados e incomunicáveis, a polícia logo concluiu que a "garota" pouco ou nada poderia acrescentar aos depoimentos de "Miranda" e ao volumoso arquivo apreendido no apartamento do casal. Acrescendo os fatos de ser menor de idade e não poder ser processada, "Elza" foi liberada. Ao sair, seu namorado lhe disse para ficar na casa de seu amigo Francisco Furtado Meireles, em Pedra de Guaratiba, praia da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Recebeu, também, da polícia, autorização para visitá-lo, o que fez por duas vezes..
f68 1,Prepare-se para Aventuras Épicas na Arena de Jogos de Cartas da Hostess, Onde Cada Jogo É Uma Batalha de Estratégia, Coragem e Habilidade..Em 1917 parte para França – integrado no Corpo Expedicionário Português que combatia na 1ª Guerra Mundial –, onde irá realizar um conjunto de obras tematicamente ligadas à guerra. Regressa em 1918 para prolongar as explorações pictóricas desses últimos anos, tão formalmente intensas e avançadas para a época quanto pouco numerosas e discretas em termos de escala (nas palavras de José Luís Porfírio, uma "''pintura que quase não chegou a existir''" ). Limitando-se sempre aos formatos reduzidos, estes trabalhos são a sua contribuição mais importante para uma via expressionista. Cristiano Cruz conjuga a energia da cor e dos contornos negros com a exploração textural do próprio suporte para tratar uma multiplicidade de temas, do autorretrato, atento aos estados psicológicos, à tragédia e angústia da guerra ou ao dia a dia da cidade (veja-se por exemplo, sem título – Senhoras à mesa, c. 1919).,Nos primeiros dias de janeiro de 1936, "Miranda" e "Elza" foram presos em sua residência, na Avenida Paulo de Frontin, 606, Apto 11, no Rio de Janeiro por ocasião da Intentona Comunista. Mantidos separados e incomunicáveis, a polícia logo concluiu que a "garota" pouco ou nada poderia acrescentar aos depoimentos de "Miranda" e ao volumoso arquivo apreendido no apartamento do casal. Acrescendo os fatos de ser menor de idade e não poder ser processada, "Elza" foi liberada. Ao sair, seu namorado lhe disse para ficar na casa de seu amigo Francisco Furtado Meireles, em Pedra de Guaratiba, praia da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Recebeu, também, da polícia, autorização para visitá-lo, o que fez por duas vezes..